quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pão de Mel

Eu nunca tinha feito pão de mel, até que finalmente no último fim de semana eu resolvi experimentar uma receita,  isso porque uma amiga da faculdade perguntou se eu sabia fazer pão de mel e me trouxe um que comprou para eu provar e tentar fazer igual.
Bom, não ficou igual ao que ela trouxe, mas ficou muito gostoso, recebeu muitos elogios e já tenho até uma encomenda.
 

 Ingredientes:
  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de água
  • 2 colheres (chá) de canela em pó
  • 1/2 colher (café) de noz moscada
  • 1/2 colher (café) de gengibre em pó
  • 12 cravos-da-índia
  • Cascas de laranja
  • 1/2 xícara (chá) de mel
  • 6 colheres (sopa) de manteiga (ou margarina) sem sal
  • 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
  • 6 gemas
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 colher (sopa) de Bicarbonato de sódio
  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 6 claras
  • Manteiga e farinha de trigo o suficiente para untar e enfarinhar as forminhas  


Modo de preparo:
  1. Preaqueça o forno (temperatura média)
  2. Coloque a água em uma panela junto com a canela, a noz moscada, o gengibre, o cravo, a casca de laranja e o mel. Leve ao fogo até ferver.
  3. Retire do fogo e aguarde até esfriar bem. Coe a calda e reserve.
  4. Bata na batedeira a manteiga, o açúcar e as gemas até formar um creme.
  5. Junte o chocolate em pó, o leite, a calda fria e o bicarbonato.
  6. Acrescente a farinha de trigo e por último as claras batidas em ponto de neve.
  7. Unte e enfarinhe cinquenta forminhas de pão de mel nº 2.
  8. Coloque massa até a metade da altura das formas. Leve ao forno preaquecido e em temperatura média.
  9. Após assar, retira das formas, corte ao meio e aplique uma camada de doce de leite.

Recheio
  • 400g de doce de leite

Cobertura
  • 1 kg de cobertura fracionada sabor chocolate meio amargo

Modo de preparo:
  1. Derreta a cobertura em banho-maria morno ou no micro-ondas.
  2. Mergulhe um bolinho de cada vez dentro da panela com a cobertura derretida.
  3. Retire com um garfo e dê batidinhas na beirada da panela para escorrer o excesso.
  4. Acomode os bolinhos sobre uma folha de papel manteiga ou alumínio e salpique imediatamente a decoração escolhida.
  5. Aguarde até que a cobertura endureça e embrulhe.

Decoração
Coco ralado, confeitos, frutas secas ou granulados.


Eu não tenho forminhas de pão de mel, então eu fiz em uma forma retangular e depois cortei em quadrados e banhei no chocolate meio amargo derretido.

Espero que gostem da receita, é super fácil de fazer e fica muito gostoso.

Essa semana e a próxima estarei bastante ocupada com a faculdade, mas assim que passar as provas e trabalhos da semana que vem eu posto outra receita aqui.
Até mais...

1 comentários:

Diego Vieira disse...

hmmmm tava gostoso ;X

pena que só guardou 1.


:S