quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Bijajica

A bijajica é uma receita que tem origem indígena. É feita a base de massa de mandioca crua, com amendoim triturado. Essa massa pode ser encontrada para comprar nos engenhos de farinha. Eu comprei na cidade de Imbituba/SC. A família da minha mãe já produziu farinha também, há muito tempo atrás, e essa é uma das receitas preferidas da família.

Essa receita especificamente foi a minha sogra que me ensinou, mas na verdade, tanto a minha vó, quanto as tias e a sogra fazem a bijajica sem receita, vão colocando os ingredientes e provando, até ficar ao gosto delas.

É muito simples de fazer, o mais complicado é encontrar a massa pronta, ou fazer em casa mesmo. Eu comprei mais e deixo congelado para ir usando quando quero.


Ingredientes:

  • 5 xícaras de massa de mandioca
  • 2 e 1/2 xícaras de amendoim torrado e triturado, mas ainda com pedaços maiores
  • 1 xícara de açúcar
  • Erva doce a gosto
  • Cravo em pó a gosto
  • Canela em pó a gosto
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

1. Em uma bacia grande, coloque a massa de mandioca e misture bem os temperos e o sal.

2. Adicione o açúcar e o amendoim e misture bem. Eu misturo com as mãos para deixar os ingredientes bem soltinhos.

3. Adicione água na cuscuzeira até 2 dedos antes da borda, monte a cuscuzeira e coloque um pano de prato cobrindo o fundo e a lateral da cuscuzeira, deixando as pontas para cobrir tudo depois (ver imagem abaixo).

4. Sobre este pano, espalhe a massa da bijajica, sem apertar, ela deve ficar soltinha para que cozinhe no vapor.

5. Cubra com as pontas do pano e coloque a tampa.

6. Leve ao fogo médio por aproximadamente 40 minutos.


Até a próxima...

0 comentários: